Áreas de Atuação
Trabalho de Acompanhamento e Assistência Psicológica que tem por objetivo a superação de complicações emocionais na relação da criança com a família, com os amigos, com a escola, com a aprendizagem, etc., de modo a levar ao desenvolvimento regular de sua personalidade, evitando problemas psicológicos no futuro. Além de sessões com a criança, implica fundamentalmente a orientação aos pais ou responsáveis para que os mesmos possam mediá-la no aprendizado de ser sujeito com segurança de ser. E, conforme a necessidade de cada caso, a articulação interdisciplinar com a escola e profissionais de outras áreas de conhecimento (médicos, fonoaudiólogos, pedagogos, etc.) para a superação de tais complicações.
Trabalho de intervenção psicológica na situação emocional do adolescente visando a superação de problemas em sua relação com a família, com os amigos, com o futuro, com o corpo, com a sexualidade, com a escola, com a aprendizagem, etc., em momento tão decisivo no processo de desenvolvimento da personalidade. Por consequência vai possibilitar ao adolescente segurança psicológica para as escolhas e iniciativas que levem à sua transcendência para a vida adulta como sujeito do seu ser no conjunto de seus perfis. Compreende sessões com o adolescente e sessões com os pais ou responsáveis, assim como, oportunamente, articulação interdisciplinar com a escola e profissionais da ciência para a superação de tais problemas.
Intervenção na situação emocional ou psicológica do paciente para resolver problemas constitucionais da personalidade que se evidenciam na vida adulta de relações com os outros (família, amigos, colegas de trabalho, etc.), com as coisas (trabalho, lazer, finanças, etc.), com o corpo (sexualidade, etc.), com o passado e com o futuro. Restabelecendo o paciente no tecimento sociológico com suas mediações fundamentais, de modo a sair da solidão e do aprisionamento no passado, a psicoterapia lhe proporciona segurança psicofísica para agir na direção da viabilização de seu projeto e desejo de ser futuro. Implica a articulação interdisciplinar com profissionais da ciência (cardiologista, neurologista, psiquiatra, etc.) e de outras áreas de conhecimento (advogados, economistas, etc.) para a superação de tais complicações, conforme a necessidade de cada caso.
Objetiva a superação de impasses na relação amorosa de casais, onde um dos dois ou os dois estão sofrendo emocionalmente por função de mal entendidos, desacertos e problemas de comunicação, entre outras coisas. Alternando sessões individuais e conjuntas, conforme a necessidade e a possibilidade de cada caso, vai esclarecer e intervir nas determinantes de tais problemas emocionais, trabalhar na direção de colocar nas mãos do casal a possibilidade de escolher, com segurança, o futuro da relação, bem como, viabilizar essa escolha. Pode implicar também a articulação interdisciplinar com profissionais da ciência e de outras áreas de conhecimento.
Tem por finalidade viabilizar ou restabelecer o tecido de relações no interior do grupo familiar superando os impasses, mal-entendidos e desacertos que levam ao sofrimento, ao isolamento e à solidão de seus integrantes e impedem a realização de ser pai, ser filho, ser mãe, ser irmão, etc. Com sessões individuais e conjuntas, o trabalho conduz à viabilização de todos os seus integrantes. Quando necessária, é feita a articulação interdisciplinar com profissionais da ciência e de outras áreas de conhecimento.
Seu objetivo é superar problemas emocionais circunstanciais ou reativos a acontecimentos atuais ocorridos nas relações amorosas, familiares, sociais, profissionais, escolares e outras da vida cotidiana durante a infância, adolescência e idade adulta. Com sessões de verificação da situação concreta para a compreensão do problema e intervenção para sua superação, evita complicações psicológicas futuras. Além disso, também em termos preventivos, o trabalho de Orientação e Assistência Psicológica ao desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes possibilita o desenvolvimento regular da personalidade.
Realizado geralmente com adolescentes no período de definição de cursos técnicos ou universitários, ou com adultos em situação de redefinição profissional, sua finalidade é levar o paciente a uma escolha clara, segura e compatível com seu projeto e desejo de ser, em sintonia com os demais perfis de sua personalidade e em reciprocidade com o sociológico familiar. As sessões são individuais ou conjuntas com outros familiares, quando necessário.
Objetiva a superação de problemas emocionais relacionados à definição e à vida sexual durante a infância, adolescência e idade adulta, de modo a viabilizar a estruturação adequada ou o funcionamento regular da personalidade com o perfil sexual em compatibilidade com o conjunto dos perfis (companheiro/companheira, filho/filha, irmão/irmã, pai/mãe, amigo/amiga, profissional, etc.).
Acompanhamento e Assistência Psicológica realizados com a criança, com o adolescente, com os pais (ou responsáveis) e com a escola para trabalhar em todos os seus aspectos os problemas relacionados à vida escolar e ao processo de ensino-aprendizagem.