Vídeos e Textos

Bullying
O bullying é a agressão física ou moral de forma intencional e continuada que uma pessoa ou um grupo praticam contra outra pessoa, levando-a ao sofrimento. Tais agressões, ocorridas durante a infância e adolescência, período em que se desenvolve a personalidade, prejudicam a vítima do bullying tanto no momento em que ocorrem quanto em sua vida futura, levando-a à exclusão, à suspeição frente aos outros, à solidão, à timidez ou mesmo à agressividade, entre outras complicações. O fenômeno do bullying, que tem em sua base a falta de aprendizagem adequada de limites tanto do agressor, quanto da vítima, só será superado com uma nova compreensão a respeito da personalidade humana que possibilite a mudança nas relações interpessoais no interior da família, da escola e da sociedade.
Destacando esses pontos é que se deu a participação da psicóloga e psicoterapeuta Daniela Justino de Castro no programa Falando (TVCom) do dia 26/09/11

Ciúmes
Em sua participação no programa Falando Abertamente (TV Com), em outubro de 2007, o psicólogo e psicoterapeuta Sérgio Dias esclarece o ciúme como uma situação psicológica de insegurança de ser nas relações amorosas e familiares, diferenciando ciúme circunstancial (reativo) e ciúme doentio (psicopatológico), bem como seu tratamento.
Destacando esses pontos é que se deu a participação da psicóloga e psicoterapeuta Daniela Justino de Castro no programa Falando (TVCom) do dia 26/09/11

Conversando sobre tragédias com crianças
É durante a infância e adolescência que ocorre o processo de constituição da personalidade. Os acontecimentos da vida concreta durante esse período são decisivos para formar o modo de ser da pessoa e podem levar a complicações emocionais ainda na infância ou a complicações psicológicas severas na vida adulta se a relação com esses acontecimentos não for conduzida adequadamente.
A fim de prevenir tais complicações emocionais é fundamental o cuidado, a orientação e a intervenção científica e cuidadosa de um psicólogo no enfrentamento de certas situações pelas quais a criança ou o jovem passam e com os quais a família não sabe ou não consegue lidar durante esse momento de formação da personalidade.
Foi dentro dessa perspectiva da Psicologia Existencialista Científica que transcorreu a participação da psicóloga e psicoterapeuta Daniela Justino de Castro no programa Falando, da TV COM, no dia 05/04/2011, a respeito de Como conversar sobre tragédias com as crianças. Apresentado por Naia Coral, o programa contou ainda com a presença da pedagoga Ana Carla Lisboa e de Masami Ganev, que tem familiares no Japão que passaram pelo terremoto de 11 de março deste mesmo ano.

Crise Existencial
Em sua participação no programa Falando Abertamente (TV Com), em março de 2008, o psicólogo e psicoterapeuta Sérgio R. M. Dias distingue Crise Existencial (circunstancial) e Complicação Psicológica (crise psicótica ou esquizofrênica), enfatizando a necessidade da demarcação psicodiagnóstica para a definição do tratamento adequado — seja ele acompanhamento e assistência psicológica (no caso da crise existencial), seja ele a intervenção psicoterapêutica (nas crises psicóticas ou esquizofrênicas).
Preconceito
Em sua colaboração no artigo sobre Preconceito da Revista Its, de maio de 2011, a psicóloga e psicoterapeuta Daniela Justino de Castro esclarece que na base de todo preconceito está uma visão determinista e equivocada da personalidade humana, para justificar que uns tem o direito de sobrepor-se e exercer domínio sobre outros. Além disso, destaca como o preconceito é danoso, levando ao isolamento, à solidão e a complicações emocionais, e como sua superação implica uma compreensão científica da personalidade, bem como uma mudança de mentalidade e de educação.