Vídeos e Textos

youtube-video-thumbnail
Perfis Psicologia

Dia Nacional da Saúde

“Uma personalidade bem estruturada implica um cotidiano regular, organizado, contemplando os diversos perfis da personalidade uma vez que a pessoa que fica engolida em sua atividade profissional em detrimento do ser pai, marido, filho, etc, perde suas relações decisivas e cai na solidão que desdobra para complicações emocionais severas.” Nesta entrevista para o programa Falando Abertamente (TVCom), realizada em agosto de 2008, o psicólogo e psicoterapeuta Sérgio R. M. Dias esclarece as determinantes ou causas das complicações psicológicas ou emocionais e as possibilidades de tratamento psicoterapêutico, sempre com caráter interdisciplinar.

a-conversa

“A Conversa” sobre sexo

Destacando a necessidade de um processo contínuo de educação sexual desde a infância, a psicóloga e psicoterapeuta Daniela Justino de Castro esclarece nesse artigo para a Revista Its, de julho de 2011, que a conversa com os pais sobre sexo na adolescência pode acontecer de uma maneira tranqüila, sem distorções. Esclarece ainda que o psicólogo pode orientar e acompanhar pais e adolescentes para que esse caminho se viabilize sem complicações psicológicas ou emocionais para todos.

Leia o artigo na íntegra (pdf)
youtube-video-thumbnail
Perfis Psicologia

Relação amorosa entre mulheres mais velhas e homens mais novos

“Neste momento histórico de reciprocidade nas relações amorosas é preciso compreender que ‘o amor é construído’, como nos ensina Sartre. E o que caracteriza a relação amorosa é o compartilhamento de ser na direção de um projeto e desejo de ser em comum, não importa a idade das pessoas envolvidas”. Com esses e outros esclarecimentos o psicólogo e psicoterapeuta Sérgio R. M. Dias marcou sua participação no programa Falando (TVCom), de 29 de novembro de 2010.

youtube-video-thumbnail
Perfis Psicologia

Recursos públicos e músicas com letras vulgares

O programa Conversas Cruzadas (TVCom) de 4 de agosto de 2011 teve como ponto de partida o projeto de lei da deputada Luiza Maia (PT – BA) que prevê a proibição do uso de verbas públicas para bandas e artistas com músicas cujas letras incentivem a vulgarização e o preconceito contra as mulheres.

Em suas intervenções, a psicóloga e psicoterapeuta Daniela Justino de Castro demarcou a necessidade de formar uma personalidade capaz de conviver com a diversidade cultural própria da democracia em que vivemos. Destacou ainda a função do humor na música como um meio de aliviar as tensões nas relações interpessoais, relativizar os problemas e possibilitar o debate a respeito de questões a serem superadas, tais como a discriminação da mulher, defendendo posição em favor da liberdade de expressão e contra o referido projeto de lei.

Endereço

Rua Jerônimo Coelho, 383 - Sala 305
Centro Exec. Ildefonso Linhares
Centro - Florianópolis/SC
CEP - 88010-030
(48) 3224-5417
(48) 99936-6580

Fale conosco

Nome(obrigatório)